Florais de Bach
1. Para quem sente medo
- Rock Rose: pânico terror em entrega e coragem heróica. É o remédio da salvação. Aplicado nos casos de emergências para os quais parece não haver esperança. Útil em acidentes ou em enfermidades que surgem repentinamente, ou nos momentos em que o enfermo estámuito assustado ou aterrorizado, ou quando o estado é grave bastante para causar inquietação ao seu redor.
- Mimulus: medos conhecidos em coragem para enfrentar as situações. Bom para quando se tem medo das coisas do mundo, da enfermidade, da dor, dos acidentes, da pobreza, da escuridão, de estar só, da desgraça, etc. Para os temores do dia a dia. Para pessoas que carregam consigo medos em silêncio e secretamente, se falar disso livremente com os outros.
- Cherry Plum: medo de perder o controle em coragem e tranquilidade nas emoções. Para quando se tem medo de que a mente se esgote, de que se perca a razão de que se faça coisas espantosas e horríveis, indesejáveis e prejudiciais, embora se pense nelas e se sinta impedidos para elas.
- Aspen: medos desconhecidos, apreensão em coragem para enfrentar o novo. Para medos indefinidos e desconhecidos, que não tem nem explicação, nem razão de ser. O paciente também pode estar apavorado diante do pressentimento de que algo terrível vai acontecer, sem que se saiba exatamente o que será. Esses medos indefinidos e inexplicáveis podem obceca-lo dia e noite.
- Red Chestnut: preocupação exagerada em relação às pessoas em maior confiança. Para as pessoas às quais é difícil não ficarem aflitas pelos demais. Com freqüência não se preocupam consigo mesmas, mas chegam a sofrer muito pelas pessoas que amam, antecipando as desgraças que podem ocorrer-lhes.
2. Para os que sofrem de indecisão
- Cerato: dúvida, falta de orientação “interna” em mais segurança interna, confiança na intuição. Para os que não tem bastante confiança em si mesmo para tomar as próprias decisões. Estão constantemente pedindo conselhos aos outros, sendo muitas vezes mal aconselhados.
- Gentian: desanimado, sem fé, depressão com causa conhecida em otimista, passa a ver uma luz no fim do túnel. Para os que desanimam facilmente. Essas pessoas podem fazer progressos satisfatórios no que diz respeito a enfermidade e aos negócios da vida cotidiana, mas diante do menor imprevisto ou entrave, começam a vacilar e logo desanimam.
- Gorse: desesperança em esperança. É um remédio apropriado para os casos em que há grande desesperança. Para a pessoa que perdeu toda fé em que se possa fazer algo por ela. Quando persuadida ou para satisfazer os demais, pode experimentar tratamentos diferentes, ao mesmo tempo assegurando a todos os que rodeiam de que há pouca esperança de alívio.
- Hornbeam: preguiça para o trabalho, procrastinação em disposição para enfrentar o dia-a-dia. Auxilia os que sentem não ter força suficiente tanto mental quanto física para carregar o fardo da vida que lhes foi colocado sobre os ombros; as solicitações da vida cotidiana lhes parecem excessivas, se bem que costumam cumprir com suas obrigações de modo satisfatório.
- Wild Oat: sem direção, incerteza em relação a um “caminho” (ou profissão) em propósito de vida. Apropriado para os que tem ambições, quanto a realizar algo importante na vida, os que querem adquirir muita experiência, desfrutar de tudo que está ao seu alcance e viver a vida ao máximo. Sua dificuldade consiste em determinar a que ocupação desejam se entregar, pois não tem uma vocação que o atraia mais. Isso pode trazer perda de tempo e insatisfação.
- Scleranthus: dúvida entre 2 opções, oscilação em equilíbrio, segurança nas escolhas. Para os que são incapazes de se decidir entre duas coisas, inclinando-se ora em direção a uma, ora a outra. São geralmente pessoas tranqüilas, caladas, que carregam sozinhas sua dificuldade, pois não se sentem inclinadas tratar delas com os outros.
3. Falta de interesse pelas circunstâncias atuais
- Clematis: sonhador, vive no “mundo da lua” em contato com a realidade e interesse. De grande utilidade para as pessoas sonolentas, indolentes que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram grande interesses pela vida. Para as pessoas paradas, que não estão felizes e que vivem mais no futuro do que no presente.
- Honeysuckle: nostalgia, saudades em usar o passado como experiência de vida. Para os que vivem muito no passado lembrando-se talvez de uma época de grande felicidade, ou de um amigo morto, ou nos sonhos que não se realizaram. Não acreditam que possam ter felicidade como a que um dia tiveram.
- Wild Rose: resignação, apatia em prazer pela vida. Para os que aparentemente sem razão suficiente, se conformam com tudo o que acontece a sua volta, e se limitam a passar pela vida sem se esforçar por melhorar as coisas nem por encontrar alegria.
- Olive: exaustão física e mental em tranquilidade, maior disposição. Apropriada para os que muito sofreram, mental ou fisicamente, e que se encontram tão exaltados e esgotados que sentem faltar forças para fazer o que quer que seja. A vida implica num grande esforço e não lhes proporciona prazer.
- White Chestnut: pensamentos repetitivos em tranquilidade mental. Para os que não conseguem evitar pensamentos, idéias e deduções que não gostariam que entrassem em suas mentes. Os pensamentos preocupantes não os abandonam e isso interfere na capacidade de se concentrar no trabalho ou na diversão.
- Mustard: tristeza, depressão sem causa conhecida em alegria de viver. Para os que estão sujeitos a período de melancolia e desespero, como se pairasse sobre eles uma nuvem sombria, sem alegria. Essas crises podem não ter nenhuma razão aparente, portanto é impossível mostrar-se feliz ou animado.
- Chestnut Bud: repetição dos mesmos erros em aprendizagem. Para os que não tiram todo o proveito da observação e da experiência, e que leva mais tempo que os outros para aprender as lições da vida. Por isso acabam cometendo os mesmos erros em diferentes ocasiões enquanto uma vez seria o bastante, ou enquanto uma observação dos outros poderia evitar até esse único erro.
4. Para os que sentem solidão
- Heather: autocentradíssimo ao extremo, tagarela em fala coerente, que vem “de dentro”. Para os que estão freqüentemente buscando a companhia de alguém que esteja disponível, pois sentem necessidade de discutir seus problemas com os demais. São infelizes quando tem de ficar sozinhas.
- Impatiens: irritação, impaciência, agitação em paciência. Para os que são rápidos de pensamento e açãoe que querem que tudo se faça sem hesitar e sem atraso. É muito difícil ter paciência com pessoas lentas, pois isso lhe parece errado, perda de tempo. Freqüentemente preferem trabalhar e pensar sozinhas, para que possam fazer as coisas no seu ritmo.
- Water Violet: altivez, orgulho em prazer em compartilhar. Pessoas muito silenciosas, que andam sem fazer ruído, que falam pouco e com suavidade. São muito independentes, capazes e seguras. Sua paz e seriedade são uma benção para os que o rodeiam. Conservadoras, deixam as pessoas sozinhas e seguem o próprio caminho.
5. Para os que tem necessidade excessiva a influência e ideias
- Walnut: sensível às mudanças, influenciável em capacidade de adaptação e autoproteção. Para os que tem idéias de ambições com definições na vida e que estão concretizando, mas algumas vezes se vêem tentados a se afastar dos seus ideais devido as opiniões dos outros.É um remédio para proporcionar constância e proteger o indivíduo de influência externa.
- Holly: raiva, inveja, revolta em aceitação, generosidade. Para os que se vêem atacados por pensamentos tais como inveja, ciúmes, vingança, suspeita. Para os diferentes tipos de desgostos. Tais pessoas podem sofrer muito, sem ter uma causa real para sua infelicidade.
- Centaury: submissão em saber colocar limites. Para pessoas delicadas, silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais. Seu anseio cresce de tal modo que elas se convertem mais em escravos do que em voluntários no auxílio dos outros.
- Agrimony: ansiedade, se esconde atrás de máscaras em amplitude de consciência, contato com a verdade interna, colocar máscaras quando necessário. Para pessoas joviais, animadas, de bom humor, que gostam de paz e se desagradam com discussões ou brigas. Embora tenham problemas, escondem suas aflições por trás de seu bom humor e brincadeiras, sendo consideradas boas amigas. Com freqüência tomam álcool ou drogas para se estimularem.
6. Para o desalento ou desespero
- Larch: sentimento de incapacidade, falta de confiança em confiança na própria capacidade. Para os que se consideram tão bons nem tão capacitados quanto quem os rodeia, e que esperam o fracasso. Não se arriscam nem se esforça para obter êxito.
- Pine: culpa em merecimento. Para os que culpam a si mesmos. Nunca estão satisfeitos com o próprio esforço nem com os resultados. Trabalham de mais e sofrem muitos com os erros que atribuem a si mesmo.
- Elm: sentir-se sobrecarregado pela vida em segurança para assumir as responsabilidades. Para os que estão fazendo um bom trabalho, seguindo a vocação de sua vida. Em certas ocasiões, essas pessoas podem ter momentos de depressão, quando sentem que a tarefa que empreenderam é difícil e que ultrapassa as forças de um ser humano.
- Sweet Chestnut: desespero e angústia extrema em renascer das “cinzas”. Para os momentos em que a angústia é tão grande que parece absolutamente insuportável. Quanto a mente e o corpo se sentem no limite de suas forças e nada mais podem fazer.
- Star of Bethlehem: choque e trauma em libertação da tensão. Para os que estão muito angustiados. O choque de uma notícia grave, a perda de um ente querido, o medo que se segue a um acidente. Para os que se recusam ser consolados, esse remédio traz alívio.
- Oak: exaurido de tanto assumir responsabilidades em prazer pela vida, força e resistência. Para os que sozinho se empenham para serem bem sucedidos, tentando uma coisa atrás da outra, ainda que seu caso pareça desesperado, continuarão lutando. São pessoas corajosas, não perdem as esperanças e nem deixam de se esforçar.
- Willow: mágoa, ressentimento, vítima em otimismo. Para os que sofrem uma adversidade ou desgraça, e que acham difícil aceita-la sem lamentações. Parece-lhes injusto, fazendo com que fiquem profundamente amargurados.
- Crab Apple: apego aos detalhes, “mania de limpeza e perfeição” em amplitude de visão, autosatisfação. É o remédio da limpeza para os que sentem como se tivessem em si algo não muito limpo e sentem-se ansiosos por serem livres.
7. Para pessoas com excessiva preocupação com o bem estar dos outros
- Chicory: apego, egoísmo, carência, possessividade em desprendimento. Para os pensam muito nas necessidades dos outros e tendem a cuidar excessivamente das crianças, dos familiares e dos amigos, sempre corrigem algo. Estão continuamente corrigindo o que lhes parece errado, querem que aqueles dos quais cuidam permaneçam perto delas.
- Vervain: euforia, fanatismo em entusiasmos verdadeiro, respeito pelo espaço do outro. Para os que tem princípios ou idéias fixas, que estão certos de estarem com a verdade, e por isso, raras vezes mudam.
- Beech: crítica, intolerância em sabedoria, compreensão. Para as pessoas que sentem necessidade de ver mais beleza e bondade em tudo os que o rodeia. Necessitam ter a capacidade de ver o bem crescendo, para que possam ser mais tolerantes.
- Vine: tirânico, caráter forte e dominador em liderança com compreensão e sabedoria. Para pessoas muito capazes, seguras da própria competência, com fé no êxito. Por isso tentam convencer os demais a fazerem as coisas à sua maneira.
- Rock Water: rigidez, autoexigência em flexibilidade, relaxar, sentir prazer. Para os que são muitos austeros em seu modo de viver, privam a si mesmos de muitas alegrias e prazeres da vida porque consideram que isso poderia interferir no seu trabalho. São mestres severos para si mesmo. Fazem qualquer coisa para se manterem fortes e ativos.
8. Rescue remedy
É o remédio do socorro e do resgate. Socorro em situações de sofrimento do corpo ou tormentos emocionais, mentais, resgate do equilíbrio da energia, traumas energéticos (susto, más notícias, acidentes, situações que exijam providências imediatas). O Rescue é considerado o “remédio para todas as situações” urgentes.