www.pharmapura.com.br

 
OLEO DE MELALEUCA NA MICOSE DE UNHA PDF Imprimir E-mail
Seg, 14 de Setembro de 2009 16:37
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O OLEO DE MELALEUCA


     Dentre os diversos tipos de usos que o óleo possui, podemos dizer que o mais interessante é na eliminação de bactérias causadoras de infecções. Foi comprovado que uma pequena concentração 0,25% (equivalente a 5 gotas em 100ml água) foi suficiente para inibir o crescimento bacteriano; com o dobro da dosagem (0,5%), ele mata esta bactéria.

      Desta forma não só o uso do tea tree na eliminação de infecções é válida, mas também seu uso na purificação de água e alimentos como alternativa ao cloro e no ar em difusores ou ar condicionado. A principal vantagem é que é impossível para um micróbio infeccioso criar resistência a ele.

      O óleo possui uma complexidade química tão grande com mais de 100 componentes, que uma bactéria não consegue modificar seu sistema enzimático para lidar com isso..Esta é hoje uma das grandes vantagens do uso do tea tree em substituição aos antibióticos convencionais, que a cada dia perdem mais ação pelo fato dos micróbios estarem desenvolvendo resistência a seus efeitos, exigindo assim o uso de drogas cda vez mais fortes e prejudiciais.

     Testes feitos pelo departamento de medicina experimental, na Itália demonstram que uma solução num teor mínimo de 0,5% do óleo de tea tree é eficaz contra um largo numero de fungos e micoses de pele.

      Foram observados formidáveis resultados do óleo de tea tree no tratamento de infecções e processos inflamatórios, obtendo inclusive resultados no tratamento de cistites.
     Hoje o tea tree é considerado um recurso valioso dentro da odontologia no tratamento de doenças bucais e na prevenção da ´carie.
     O tea tree apresenta também bons resultados em caspa, queda de cabelo e seborréia, eliminando a maior parte das bactérias e fungos que vem associados com estes problemas.
     O tea tree também demonstrou bons resultados em inflamações do ouvido (otite).Quando utilizado junto com cipreste e/ou tomilho no tratamento de inflamações (acne,abcessos, furúnculos), obtem-se excelentes resultados, podendo ser utilizado puro no local ou diluído em álcool ou gel.